sábado, 5 de julho de 2008

Origem do sobrenome Souza!

A ORIGEM DO NOME DE FAMÍLIA SOUSA EM PORTUGALBrasão de armas dos Sousas, ancestrais da família Assis BrasilResumo O sobrenome Sousa, ou Souza, pertencente a uma das mais antigas e nobres famílias portuguesas, é classificado como sendo de origem habitacional. Este termo se refere aos sobrenomes dos quais a origem se encontra no lugar de residência do progenitor da família, seja uma cidade, vila ou um lugar identificado por uma característica topográfica.No que diz respeito ao sobrenome Souza, este é variante de Sousa, o qual se originou durante o reinado dos Godos. Um cavaleiro de nome GOMES ECHIGUES, que viveu durante o século XI, foi governador do distrito de Entre Douro e Minho e possuiu o título de SENHOR DE FELGUEIRAS, domínio que adquiriu em 1040. Um de seus filhos, EGAS GOMES DE SOUSA, Senhor de Sousa, Novelas e Felgueiras, foi o primeiro a usar o sobrenome, o que indica que ele residia ou possuía terras no lugar de nome Sousa. Embora Souza e Sousa sejam escritos de forma diferente, considera-se que são apenas grafias distintas para o mesmo nome de família.A origem da palavra Sousa ou SouzaSOUSA, ou SOUZA, é um sobrenome de origem geográfica, originário de um rio e de uma povoação de Portugal. A sua origem, segundo CORTESÃO, com dúvidas, vem da baixa latinidade SOUSA, SAUCIA ou SOCIA. SOUSA, forma documentada no ano de 924, SOUZA, com a letra z e SOCIA, documentado em 1088. Segundo LEITE DE VASCONCELOS, a palavra veio do latim SAZA ou SAXA, que significa seixos (ou rocha), o que traz dificuldades fonéticas. Outros derivam de SALSA, donde vem Souza e Sousa, o que não apresenta dificuldade fonética. CORTESÃO faz diferença entre Sousa, nome do rio, e Souza, nome da povoação, derivando aquele de SAZA e este de SOCIA. É também o nome de uma espécie de pombo bravo que, no século XI, foi registrado como SAUSA.(Antenor Nascentes, II, 286)
Informações obtidas no site: http://assisbrasil.org/genearca.html

47 comentários:

dayane disse...

nome é "SOUZA" e tenhu muito orgulho desse sobrenome...
Perfect...
By: Dayane

Mariana disse...

Soou Soouzaa Taambeem ! =D
Sobreenomee Dáa Hooraa !=pp

Michael Souza disse...

Também sou Souza, quero saber mais informações sobre a linhagem. Se não se importar, vou acompanhar o seu blog.

raissa disse...

oii meu é Adriana Ceres De Souza e gostaria de saber se quem tem o sobrenome SOUZA tem direito a cidadânia Portuguesa, Agradeço desde já.

wilcry disse...

Sobrenome Souza e Orgulho, e Uma honrra, pois souza e de familia nobre y)

Peter disse...

Tenho Orgulho deste Sobrenome,Gostaria de mais informações sobre está Familia Portuguesa e sua linhagem, Agradeço desde já.

Didío Souza disse...

Sendo assim somos todos parentes entre si de qualquer forma!!!

Um abração à todos os Souzas!

Didío Souza.

Didío Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paty disse...

Então a origem do nosso sobrenome é portugues ki bom também sou Souza

unidos da malha disse...

oi familia Souza =D
gostei muito saber a linhagem de nosso sobre nome (somos nobres \o\)
abraços familia souza xD

crislandia disse...

também sou sousa,isso é muito interesante!!!

Lidiane disse...

adorei seu site, mais queria saber como a familia souza chegou em minas gerais e quem mais ou menos foi para lá.
*pelo horizonte.
lidiane souza

Lidiane disse...

adorei seu site, mais queria saber como a familia souza chegou em minas gerais e quem mais ou menos foi para lá.
*Belo Horizonte.
lidiane souza

candida disse...

Lucina: Quero saber mais a respeito do origem do sobrenome souza

Oly disse...

Legal, gostei de saber a origem do meu sobrenome.Gostei muito do que lí.

vanessalinda22k disse...

oi tbm sou Souza e gostaria também de saber como esse sobrenome chegou a Salvador-Ba?? você sabe me dizer se minha descendencia é portuguesa porque tenho esse sobrenome??? bjo familia Souza=D

augusto disse...

amei esse site,muito bom.eu tenho meuito,muito orgulho do sobrenome ´SOUSA`

mana disse...

Oi, meu sobrenome também é Souza e tenho muito orgulho disso

Aloizio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre B disse...

Que engraçado isso ai é a minha terra o "vale do Sousa", é um local engraçado embora o rio já tenha tido melhores dias, é engraçado Sousa é uma terra tão pequena, (mas com muito património historico), e deu origem a tanta gente, pois "Sousa ou Souza" é o sobrenome mais comum dos paises de lingua portuguesa, mas actualmente, é das zonas mais atrazadas cá do rectangulo verde e vermelho

Eurides Albano disse...

Desde o Brasil Império,a família de PAPAI "Eurides de Oliveira Souza"nascido em Piracicaba(1934), meu avô "Albano de Oliveira Souza", nascido em Piracicaba em 1891,Meus bisavós "Salvador de Oliveira Costa" e "Idimiciana Costa de Souza",se instalaram em Piracicaba.Eu herdei este sobrenome do qual orgulho-me muito!Eurides Albano de Souza.

Eurides Albano disse...

Ia me esquecendo,"Souza" segue em frente ...com minha Filha "Priscila Oliveira de Souza, e minha neta "Isabella de Souza Silva".

Ana Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Souza disse...

Olá, acabo de chegar de Lisboa/PT, e me interessei muito em saber a origem do meu sobrenome LIMA de SOUZA. Sabes me dizer como os 'Souzas' chegaram ao Rio Grande do Sul??? Abraços

fernanda disse...

gostei muito de descobrir a origem do meu nome é muito interesante saber nossa origem então pesso um viva a todos de sobrenome sousa VIVAAAAAAAAAA!!! beijos

Elfen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elfen disse...

para:Ana Souza

BAAAÁ guria eles vieram de caravela,soprados pelo vento de portugal kkk

Naldo Sousa disse...

ENTAÕ ESSA A ORIGEM SO SOUSA E DO SOUZA

Irineu Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Irineu Souza disse...

Vamos meditar sobre essas variações:
Shusha, Shushan, Shush, Susan, Susano, Suzano, Susa, Suza, Sosa, Şuşa, Susã, Sossa, Sousa, Souza.

Por muito tempo, o reino português permaneceu envolvido na luta pela ex¬pulsão dos mouros (conjunto de populações árabes, etíopes, turcomanas e afegãs) da península Ibérica. A luta terminou em 1249 com a vitória portuguesa e a conquista do Algarves (sul de Portugal).

Por outro lado, muito tempo antes, Susa - (persa : شوش Shush [ʃuʃ] ; grego : Σοῦσα [su ː sa] ; siríaco: ܫ ܘ ܫ Shush ; persa antigo Cusa -, hebraico bíblicoשׁוּשָׁן Susã ) foi uma antiga cidade do elamita , persa e partas impérios do Irã. Capital do poderoso reino de Elam. Acredita-se que Susa foi fundada pela esposa judia do Rei Jezdegered I.
Susa também é mencionado no Ketuvim da Bíblia hebraica pelo nome de Shushan, principalmente em Esther (de Susa), mas também uma vez em Neemias e Daniel . Tanto Daniel e Neemias vivia em Susa, durante o cativeiro babilônico do século 6 aC. Ester se tornou rainha e salvou os judeus do genocídio.
Susa é um dos assentamentos mais antigos conhecidos da região e do mundo, possivelmente fundada por volta de 4200 aC. Os arqueólogos dataram os primeiros vestígios de um povoado neolítico habitava o local 7000 aC. A evidência de uma civilização cerâmica pintada foi datado de 5000 aC. Seu nome em elamita foi escrito de várias formas Susan, Susun , etc A origem da palavra Susa é a partir do local da cidade divindade Inshushinak.
Fonte> http://en.wikipedia.org/wiki/Shushan

Sendo assim, acredito ser possível que o nome Souza tenha origem judaica, cerca de 5000 aC., e não portuguesa.

Ana disse...

Adorei o comentário acima, meu nome é Ana Paula de Souza Lima.

Pedro disse...

O nome de Maria ou de José tambem sao de origem biblicos (hebraicos) nao quer dizer que todas as Marias e Josés sejam de origem judaica.

O Senhor que se tornou proprietario (nobre feudal) da povoaçao de Sousa (ou de outra terra qualquer) passou a chamar-se "Manuel" ou "Joaquim" de Sousa , ou seja : Senhor de Sousa. Isto nao implica que o nobre seja de origem hebraica mas sim que é propriétario de uma terra que tem talvez um nome de origem judaica ...ou celta, ou arabe...

cumprimentos a todos os Souzas e Sousas
Joao Pedro DE SOUSA FERREIRA

Pedro disse...

Mais um contributo :

"O sobrenome Sousa, ou a comum variação Souza, de origem portuguesa, não se sabe ao certo de qual palavra ele se originou, uns acreditam que provem do latim saucia, que significa pedra, já outros dizem que provem de saza, que por sua vez significa seixo, coincidentemente ou não Sousa também é nome de regiões de Portugal, em que estão um rio chamado Sousa, cuja origem é a palavra latina saza, e próximo ao rio há uma povoação chamada Souza, na qual tem sua origem na palavra latina saucia.
As referências mais antigas sobre esta família citam a região próxima ao rio Souza na qual, entre século VIII e XI, os seus donos passaram assimilar para si o nome do rio, desta linhagem gerou-se o ramo nobre da família, que tinha uma parentela com os reis de Castela, Leão e com antigos reis visigodos, por isso em alguns brasões da família Souza se vê alusões as armas de Castela e Leão.
Acima os dois mais comuns brasões da família Sousa de Portugal, sendo o primeiro, em prata, mais usado pela família Souza e o segundo, em vermelho, assimilado a família Sousa. "

Os Sousas sao de origem nobre...so nos falta a fortuna :):)

Pedro disse...

esqueci-me de referir a fonte do comentario :
"brasaodefamilia blogspot"

Pedro disse...

esta tambem é boa e condiz comigo : eu nao acredito nestas coisas mas sendo "Sousa" e "Sagitario" é estranho como bate certo :

"Resumo do nome Souza
Independente, pioneiro e criativo, as pessoas de personalidade 1 são líderes natos em tudo. Muito autoconfiante, tem êxito em tudo que faz. Siginifica liderança e ambição.
Pontos positivos
Liderança, Pioneirismo, Iniciativa, Coragem, Independência
Pontos negativos
Agressividade, Egoísmo, Egocentrismo, Inflexibilidade, Individualismo

vitor games disse...

Tambem sou SOUZA e acho muito lindo este sobrenome.

MissionárioOrlandobispodesouza disse...

Gostei do que li ! Mais um SOUZA ! Parabéns ! :D

MissionárioOrlandobispodesouza disse...

Gostei do que li ! Mais um SOUZA ! Parabéns ! :D

Ronivaldo Alves de Souza disse...

Eu tambem sou Souza, será que temos descendencia mesmo dessa familia de Portugal?

Ronivaldo Alves de Souza disse...

Eu tambem sou Souza, será que temos descendencia mesmo dessa familia de Portugal?

BLOG DO FRANCISCO BRITO disse...

Meu nome é Francisco Brito de Souza, com muito orgulho carrego este sobrenome.......

Ronaldo Pereira de Souza disse...

MEU NOME É RONALDO PEREIRA DE SOUSA E MINHA AVÓ PATERNA SEMPRE PEDIU PARA ZELAR POR ESTE SOBRENOME PARA ELA ISSO SEMPRE SERIA IMPORTANTE, EU GOSTO E ME ORGULHO EM SABER DE QUANTA IMPORTANCIA TIVEMOS NO PASSADO

Matt Córdoba disse...

Ótimo! É muito legal isto.

Gessyka Kosta disse...

Legal aqui souza tambm!kkk

Gessyka Kosta disse...

Legal aqui Souza tmbm!kkk

victor hugo victor disse...

Engracado eu tenho Souza e Vasconcelos no meu nome.os dois e de origem Portuguesa....Eu me chamo
(Victor Hugo de Souza de Vasconcelos).........

victor hugo victor disse...

Engracado eu tenho Souza e Vasconcelos no meu nome.os dois e de origem Portuguesa....Eu me chamo
(Victor Hugo de Souza de Vasconcelos).........